top of page

Escola Municipal de Manaus realiza programação voltada para o Dia D da Autodeclaração dos Alunos Indígenas nesta sexta-feira (26).

A ação acontece nas escolas da rede municipal de ensino em Manaus. No CIME Dra. Viviane Estrela, situado na zona norte da cidade.


Fotos: FOTOS: Karollen Andarilha/Divulgação


As escolas da rede municipal de ensino da capital amazonense promovem o Dia D da Autodeclaração dos Alunos Indígenas nesta sexta-feira (26). A ação é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação (Semed), através da Prefeitura de Manaus, que busca saber quem são e onde estão os estudantes indígenas da cidade.


No Centro Integrado Municipal de Ensino – CIME Dra. Viviane Estrela Marques Rodella (Av. Comendador José Crus, s/n - Lago Azul), situado na Zona Norte de Manaus, a programação iniciou às 7h30 e vai até às 16h30, com o acolhimento dos pais e responsáveis para a autodeclaração indígena e demais atividades, como: exposição de artesanato, moda e produtos indígenas, grafismo corporal e roda de conversa sobre a cultura indígena.


A ação no CIME Dra. Viviane Estrela é somada ao projeto ‘Aldeia Manaó’, idealizado pela multiartista e gestora cultural Francis Baiardi, que leva oficinas, palestras e mesas de debate acerca dos saberes dos povos indígenas para a instituição de ensino.


“Esse é um dia que está movimentando toda a rede municipal, e estamos somando essa ação ao que a gente já tem feito, porque temos recebido nesse mês de abril diversas manifestações da cultura indígena através do projeto ‘Aldeia Manaó’. Tá sendo uma riqueza muito grande para a gente enquanto escola amadurecer cada vez mais esse entendimento do que é a cultura indígena, dos costumes, sobre o artesanato, sobre a dança...”, celebra o gestor da escola, Anderson Gamaro.


Programação


De acordo com o gestor, a escola preparou uma programação toda pensada no acolhimento das famílias que vão até à instituição de ensino. “Primeiro nós vamos receber os familiares com a exposição de artesanatos, com a realização de pintura corporal indígena... Vai ser um momento de acolhida deles. E depois dessa acolhida, eles vão até a secretaria da escola para preencher o documento que trata essa declaração”, esclarece.



3 visualizações0 comentário
bottom of page